O Convento de Cristo engloba um conjunto de edificações de elevado valor histórico e fica situado na freguesia de S. João Batista, na cidade de Tomar. A sua construção teve início em 1160 estando intimamente relacionada com a fundação do reino de Portugal e com os seus mitos. Em especial com o papel que os cavaleiros da Ordem do Templo desempenharam na conquista do território aos mouros e na expansão marítima do território, após a sua transformação em Ordem de Cristo.
Ao relembrarmos as suas diversas fases de construção, com os seus vários estilos arquitetónicos desde o românico ao gótico, passando pelo manuelino e renascentista compreenderemos como às várias tipologias que foi adoptando ao longo do tempo corresponderam funcionalidades diferentes. Na época em que foi um castelo medieval, albergava o quartel-general dos templários, e tinha na charola o seu "axis mundi". Séculos depois, nos tempos da ordem de Cristo, foi o centro da planificação das viagens marítimas para posteriormente aquando da reforma da Ordem (leia-se destruição), perpetrada por frei António de Lisboa sob orientação do rei D. João III, ser transformado num convento para monges de clausura.
A visita que propomos incluirá também uma visita à sinagoga-museu Abraão Zacuto e à Igreja de S. João Batista na Praça da República, onde se situa a estátua de Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem do Templo.
Para realizarmos esta visita teremos o privilégio e a honra de poder contar como guia a excelentíssima ex-diretora do Convento de Cristo, em cujo mandato se procederam às grandes obras de restauro da charola.
Pela oportunidade de sermos guiados pela mão de tão excelsa conhecedora deste monumento, classificado como património da humanidade, e onde se conta o escritor Humberto Eco se inspirou para escrever o seu romance "O Nome da Rosa", consideramos esta atividade do Círculo do Livre Arbítrio do mais elevado interesse.